Conselho Pastoral Paroquial (CAP)

I - Natureza

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é constituído por um grupo de fiéis que auxiliam o Pároco, ou o Administrador Paroquial, no exercício de sua função pastoral e evangelizadora, na reflexão sobre as realidades da paróquia e na busca dos encaminhamentos a serem dados, constituindo-se num importante orgão de diálogo, participação e responsabilidade.

Toda Paróquia da Arquidiocese de Vitória deve ter um Conselho Pastoral Constituído e que se regerá pelo Regimento estabelecido pela Arquidiocese.

II - Finalidade

Entre outras são atribuições do CPP as seguintes tarefas:

- Zelar para que na Paróquia se mantenham vivas a fé e a esperança em Jesus Cristo, Salvador do mundo e Pastor da Igreja;

- Expressar e estimular a comunhão e participação de todas as CEB's e fiéis católicos na vida da Paróquia e com a Arquidiocese, assumindo as Opções e prioridades da mesma.

- Manter vivo o espírito de acolhimento e de serviços, especialmente para com os mais pobres e fracos;

- Preparar e realizar a Assembléia Paroquial;

- Elaborar e avaliar anualmente com o Pároco o Plano Pastoral da Paróquia;

- ...

III - Constituição

O Conselho Pastoral Paroquial é sempre presidido pelo Pároco ou Adminsitrador Paroquial e integrado:

- Por membros de cada comunidade, por representante de cada dimensão pastoral, por representante do CAP, pelo secretário (a) da Paróquia.