Pastoral dos Adolescentes (PAMP)

Breve Histórico

A PAMP é um movimento da Paróquia São Camilo de Léllis destinado a adolescentes acima de 13 anos.

Por um período estivemos paralisados por falta de lideranças que pudessem assumir esta tarefa que apesar de gratificante não deixa de ser também trabalhosa.

Em 2008 um pequeno grupo reiniciou este movimento que cresceu desde então. No início de 2009, eram apenas 16 adolescentes, no final daquele ano já participavam mais de 50 e atualmente são cerca de 200 adolescentes que fazem parte desta pastoral.

Os adolescentes têm encontros semanais, os chamados “Encontrinhos”, onde há reflexões, palestras, teatros, música e oração. Acontecem às 2as-feiras, às 19:30h, no CEPASC. Estes encontrinhos são preparados pelos próprios adolescentes com o acompanhamento dos Tios Adultos.

Temos também um encontro anual, o nosso “Encontrão” ou EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), no qual durante um final de semana, muitos adolescentes divididos em diversas equipes de trabalho servem com muita dedicação e carinho a outros adolescentes que ainda não tiveram esta experiência (cada adolescente participa como encontrista apenas uma única vez).

Como outras atividades, podemos citar as reuniões de preparação que acontecem todas as quartas-feiras, o dia de formação que acontece uma vez por ano, jantar de massas (por ocasião do Dia da Mães e do Dia dos Pais), a Campanha de Natal, festas de confraternização e teatro da Semana Santa.

Objetivos

No início deste ano, em uma reunião preparatória para um dos encontrinhos, definimos quais eram os principais objetivos do nosso grupo de adolescentes:

Alegria: o movimento tem o desejo de ser alegre, estado de espírito próprio da adolescência e que deve acompanhar cada cristão. A alegria estimula a participação, perseverança e atrai outros adolescentes.

Missão: o sentido missionário do grupo é evangelizar outros adolescentes e também amigos e familiares pelas mudanças das próprias atitudes daqueles que participam do movimento. Além disso, temos missões como campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, que no último Natal recebeu mais de 1,6 toneladas de alimentos doados a um asilo de idosos mantido por irmãs religiosas.

Amizade: nosso desejo neste movimento é desenvolver amizades sinceras e sadias. A amizade fortalece o grupo e permite que eles se ajudem e se alegrem nas suas dificuldades e vitórias. Neste sentido acreditamos que amizades em Jesus possam ser desenvolvidas e preservadas.

Reflexão: refletir diversos assuntos (como amizade, namoro, família, bebidas, drogas, sacramentos, Jesus, santidade, etc.) à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja.

Ao buscarmos uma “sigla” que pudesse reunir estes objetivos, nos surpreendemos ao perceber que as iniciais das palavras dos objetivos formavam a palavra AMAR. E realmente, não poderia ser diferente. Só podemos ser chamados de cristãos quando tentamos seguir a Jesus cumprindo o seu Mandamento de Amor, a Deus e aos irmãos.

Coleta de Alimentos Não Perecíveis no Natal

Todo o final de ano o grupo de adolescentes recolhe na paróquia alimentos não perecíveis para doas para a Casa de Idosos de Nova Almeida; Em 2010 foram arrecadados 2 toneladas de alimentos que deu para suprir durante tres meses as necessidades da casa de apoio. Em 2011 o grupo realizou as atividades de coleta no dia 04/12 contando com a colaboração de toda a comunidade da mata da praia. O resultado está sendo contabilizado.

Grupo de adolescentes durante a coleta de 2011.