Pastoral do Dízimo

O dízimo é a expressão mais concreta da oferenda de nosso trabalho, que juntamente com o pão e o vinho, são oferendas agradáveis e transformadas em Cristo, como vida para o seu povo reunido.

O milagre da benção é a gratidão. Louvar é abençoar e ser abençoado. O dízimo é benção enquanto expressão de gratidão e reconhecimento da ação de Deus na própria vida. O trabalho tem origem e finalidade no próprio Deus que nos concedeu a vida e a inteligência para a transformação da natureza.

Ninguém deve "pagar" o dizimo. O dízimo não é uma dívida que se deve pagar; é, antes de tudo, a parte que pertence a Deus, na medida em que reconhecemos, em primeiro lugar a sua benção que nos concedeu tudo o que temos e o que somos.

Na lingua hebraica dízimo significa maaser, relacionado ao número dez. Este número é considerado simbolicamente perfeito. Devolvendo o dízimo, a pessoa está sendo justa, honesta e perfeita com aquilo que pertence a Deus.

A prática de devolver o dízimo para manter uma sociedade ou comunidade teve início com os povos do Oriente antigo.

Que prazer chegar a uma paróquia e encontrá-la arrumada para acolher os fiéis. Como qualquer outra organização, a paróquia tem despesas para a sua manutenção de culto, atendimento das pessoas e de serviço urgente de caridade para aqueles que passam por necessidades.

O dízimo se destina ao serviço de evangelização de uma comunidade de fé.

"A comunidade viva, em suas necessidades concretas, aparece como a finalidade concreta do sentido religioso da oferta material. O dom é feito a Deus, que dele não necessita, mas com o sentido preciso de socorrer as necessidades da comunidade, em termos de culto, de manutenção de serviços apóstolicos e de socorro aos irmão mais necessitados. dentro da comunidade, o sistema de dízimo vê seu sentido alargado em direção à fraternidade e corresponsabilidade cristã na obra comum."

(fonte: Dízimo - Benção de Deus - Pe. Edmundo de Lima Calvo)

Campanha da Arquidiocese de Vitória

dizimo

Oração do Dizimista

Recebei, Senhor, minha oferta!

Não é esmola, porque não sois mendigo. Não é contribuição, porque não precisais. Não é o resto que me sobra que Vos ofereço. Essa importância representa meu reconhecimento, meu amor. Pois, se tenho é porque me deste. Amém