Pastoral da Família

Encontro de Recem-Casados

O Objetivo  Geral do Encontro de Recém-Casados é promover um Encontro com todos os casais que se casaram ao longo do último ano, na Paróquia São Camilo de Lellis, não deixando de acolher   também aqueles que se casaram em outra Paróquia e assim o desejarem.
Os Objetivos Específicos são: possibilitar  aos recém-casados a oportunidade de refletirem sobre temas relacionados  com o  momento  conjugal em que vivem, tais como primar por conservar  o “encantamento” característico das épocas do namoro e noivado, assim como melhor compreender e administrar as “diferenças individuais” existentes  entre os cônjuges, diferenças estas responsáveis  por muitos desentendimentos neste período.  Da mesma forma, levá-los ao entendimento de que eles  podem ser jovens, modernos e cristãos, vivenciando o Sacramento  do Matrimônio a três: “esposo, esposa e Jesus”.

Retiro de Casais

O Retiro de Casais com Cristo “Sagrada Família”, nasceu em 1986, realizado na Paróquia  São Pedro na Praia do Suá, sob a coordenação do Pe. Alfonso Pastore.

Dizia  ele: “A Salvação da humanidade passa pela Família”. “A família é a célula vital da pessoa e da sociedade. Berço da vida e do amor. É na família que se formam o valor de humanização de cada pessoa e a consciência da atuação responsável e gratuita pela sociedade”.

Assim, após  anos de vivência do Encontro de Casais com Cristo e refletindo com leigos sobre a missão intransferível da família e sua missão sempre mais difícil e exigente na Igreja e na sociedade, surgiu o Retiro de Casais.

Esse trabalho foi crescendo e sendo levado para muitas paróquias em todo o Brasil, por onde andava o Pe Alfonso: Paracatu, Rio Verde, Campinas, Bauru, Curitiba, Manaus, São Paulo e muitos outros lugares através de amigos e companheiros de trabalho.

Com o falecimento do Pe. Alfonso,  o Pe João Zago, seu companheiro de trabalho  desde a época de seminário,  nos acompanhou como orientador espiritual quer em presença física , quando disponível, ou espiritual, orando em unidade por cada retiro que  acontecia. São dele as palavras: “Faço votos para que este retiro aconteça em muitas paróquias, ajudando a tantas famílias hoje desgastadas no seu relacionamento, a encontrarem um caminho de renovação de seu matrimônio e poderem sentir a alegria de alimentá-lo e cuidar com carinho, reconhecendo que vale a pena vivê-lo, pois é fonte de bênçãos para toda a família. Tal retiro faz um bem imenso a quem tem oportunidade de fazê-lo”.

O 1º Retiro de Casais da Mata da Praia foi realizado em setembro de 1993. E acontece  uma vez por ano, de sexta à noite a domingo.

O Retiro é abrangente: os temas abordados são aqueles vividos por qualquer casal em seu dia-a-dia, esteja o casal passando por dificuldades ou não. Ou seja, ele é adequado para todos os que buscam um relacionamento de qualidade.

O Retiro tem uma aplicação bastante prática: os casais palestrantes partilham suas vidas sob a ótica de cada assunto tratado.

Foca-se na experiência viva de vida, que fala mais que discursos teóricos, muitas vezes vazios. E por sua vez, o casal participante tem a oportunidade de refletir sobre o seu matrimônio, propor mudanças de forma concreta e promover a harmonia conjugal, por meio de partilhas realizadas sempre a dois.

Encontro de famílias com Cristo.

O Encontro de Famílias com Cristo surgiu tendo-se em conta que os diferentes eventos da pastoral familiar: adolescentes e jovens, encontro e retiro de casais, apesar de cumprirem com seus objetivos, caminhavam como retas paralelas provocando sensibilização nos membros das famílias em MOMENTOS DISTINTOS, sem falar que, "sem querer", excluía os diferentes arranjos de família ( viúvos ou viúvas com filhos, mães ou pais separados com filhos, órfãos que moram com avós, tios, .... ).

Tendo como referência a Sagrada Família; o diálogo com amor e a correção fraterna, tornam-se essenciais para a verdadeira unidade das famílias cristãs. Tarefa que sem a presença de Jesus no seio familiar fica muito difícil de ser concretizada, mesmo entre irmãos que se amam mas que não conseguem se respeitar.

O EFC nos moldes que se realiza , surgiu na Mata da Praia em 2002, montado e elaborado por três casais de caminhada com efetiva participação nos encontros de adolescentes, jovens e casais, com a aprovação do pároco da Paróquia São Camilo de Lellis da Mata da Praia. É realizado sempre no mês de agosto, no domingo de encerramento da semana da família.