Cáritas

cos_caritasA Cáritas, criada em 1967, é uma entidade civil beneficente de assistência social de fins não econômicos. Com personalidade jurídica própria, é reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, inscrita no Conselho Estadual e nos Conselhos Municipais de Assistência Social, entre outros Conselhos de Direito.

Faz parte da rede de atuação social da Igreja Católica, desenvolvendo ações na área de assistência social. Organismo da Arquidiocese de Vitória, é entidade-membro da Cáritas Brasileira, que faz parte da Rede Caritas Internationalis – formada por 163 organizações presentes em 200 países e territórios, cuja sede está em Roma, Itália.

As ações da Cáritas são desenvolvidas de forma integrada com a Pastoral do Menor e outras pastorais sociais, com grupos organizados das paróquias, movimentos sociais e em parceria com instituições governamentais e não governamentais.

Ao longo dos anos, a metodologia de trabalho da Cáritas tem sido aperfeiçoada dentro da premissa de desenvolver relações democráticas e participativas, na busca do envolvimento dos sujeitos na luta pela garantia de direitos a serem concretizados em políticas públicas de qualidade. Neste sentido, desenvolve suas ações em consonância com as leis que regulamentam a assistência social e demais políticas sociais, entendendo que estas constituem um direito do cidadão visto como sujeito protagonista de sua história.

Para que estas atividades possam continuar, contamos também com a colaboração e participação de pessoas comprometidas com a nossa missão.

Missão:
Defender a vida, promovendo e animando a solidariedade libertadora, participando da construção de uma nova sociedade com as pessoas em situação de exclusão social.

PRINCÍPIOS

• Defesa e promoção da vida humana;
  • Defesa e promoção da sociobiodiversidade;
  • Mística e espiritualidade libertadora;
  • Ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural;
  • Cultura da solidariedade;
  • Relações igualitárias de gênero, raça, etnia e geração;
  • Protagonismo dos excluídos e excluídas;
  • Projeto de sociedade solidária e sustentável;
  • Democracia participativa.

DIRETRIZES INSTITUCIONAIS

• Defesa e promoção de direitos;
  • Incidência e controle social de políticas públicas;
  • Construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável;
  • Fortalecimento da rede Cáritas.

Cáritas Arquidiocesana de Vitória
Rua Soldado Abílio dos Santos, Centro, Vitória/ES