Comunidade São José

saojose

Criação

Em novembro de 1992, Padre Alfonso Pastore celebrou a primeira missa para os que viriam a ser membros da comunidade São José. Uma residência passou a ser usada como "casa paroquial" e todas as tardes de quarta o Padre realizava confissões, acolhia e ensinava o povo a encontrar o caminho de Jesus. As missas eram celebradas em garagens, pracinhas ou edifícios.

Trabalhos:

Às segundas, acontecia o Clube do terço, aos sábados, a catequese - os próprios pais preparavam os filhos. O curso para noivos também fugia do formato tradicional, era realizado por casais da comunidade que recebiam os casais em suas casas para compartilhar suas experiências e responsabilidades do matrimônio. Também havia compromissos como adoração ao Santíssimo e visita aos enfermos com missa no Hospital Sta Rita, eram os compromissos nas quintas-feiras. Assim graças ao trabalho de catequese do Padre Alfonso, a Comunidade São José cresceu, frutificou e tornou-se parte integrante de todas as comunidades.

Região de Abrangência

Veja as ruas que compõem a comunidade neste mapa da comunidade

Padroeiro

São José

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!

Oração ao Padroeiro

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus,

não para dar frutos, mas para dar sombra;
sombra protetora de Maria, tua esposa;
sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente;
tua vida feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações;
me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé;

sete dores e sete alegrias resumem a tua existência:
foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites.

Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos:
florescer onde a vontade do Pai me colocou;
saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam a minha própria tristeza e minha própria alegria.

Amém.