Comunidade São Paulo e Comunidade São Pedro

saopauloesaopedro

Criação

Em dezembro de 1992, Padre Alfonso Pastore, acompanhado de um grupo de seguidores, procurava implantar uma comunidade católica na Rua Ludwik Macal e foi numa varanda emprestada que aconteceu a primeira missa na comunidade São Paulo. Em março de 2008, se uniu a comunidade São Pedro. Assim surgiu a comunidade São Pedro e São Paulo.

Trabalhos

A comunidade São Paulo celebrava as missas a cada 15 dias e, às segundas, o Curso da Palavra. Inaugurou a capelinha do Santíssimo em junho de 1994. Desenvolveu trabalhos de catequese infantil e preparação de crismandos. Em 1999 iniciou os serviços de testemunhas qualificadas da celebração do matrimônio. Atende pessoas mais necessitadas nos Hospitais Santa Rita, Santa Casa de Misericórdia e outras entidades, além de trabalhos de apoio á evangelização e ação social na Comunidade São Braz, em Cariacica, distribuição de cesta básica no Natal, material escolar e roupas para as crianças. A comunidade São Pedro apoiou o Padre Alfonso na abertura de novas comunidades em Porto de Santana, inclusive a construção da capela da comunidade Santa Verônica em Flexal, Cariacica.Promoveram também festas juninas para arrecadar fundos para obras sociais e a iniciativa de levar lanches para crianças internadas no Hospital Infantil de Vitória. Um fato que marcou época foi a cura da menina Laila, que era surda-muda, a partir do dia em que, ao final da missa, o Padre Alfonso pediu à comunidade que impusesse as mãos e orasse por ela. Dias depois, ela começou a ouvir e posteriormente teve início seu aprendizado para se comunicar falando.

Região de Abrangência

Veja as ruas que compõem a comunidade neste mapa da comunidade

Padroeiros São Pedro e São Paulo (29 de Junho)

São Pedro e São Paulo Apóstolos No dia 29 de Junho, a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Oração a São Pedro

Oração a São Paulo