In memoriam
Comunidade de Santa Terezinha

santaterezinha

Criação

A primeira missa foi celebrada pelo Padre Alfonso Pastore, num domingo de dezembro de 1992. A comunidade surgiu com o nome de São Camilo. Era um grupo pequeno, sem experiência em que, aos poucos, as pessoas foram se interessando em participar e se colocando a serviço. Em dezembro de 1995, aconteceu uma reunião em que ficou decidido que São Camilo seria o padroeiro da Paróquia, já que muitas comunidades tinham adotado o mesmo nome. Foi quando a comunidade passou a ser abençoada por Santa Terezinha.

Trabalhos

Semanalmente eram realizados o Curso da Palavra, grupo de Louvor, estudo dos documentos da igreja e Missa dominical. Havia pessoas responsáveis pelo Batismo, Eucaristia, Curso da Palavra e Liturgia. Todas as atividades eram realizadas no prédio onde residiam vários moradores participantes que, algum tempo depois, vieram a se mudar. Isso fez com que a comunidade perdesse forças, migrando então para as Comunidades São Silvestre e São Pedro, fortalecendo-as e encerrando suas próprias atividades em 1996.

Padroeira

Santa Teresinha do Menino Jesus01 de Outubro - Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus

"Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".

Santa Teresinha nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!