Comunidade Santo Agostinho

santoagostinho

Criação

No dia 02 de julho de 1995, às 17 hrs, com a presença de várias comunidades, foi celebrada a primeira missa da Comunidade Santo Agostinho, na Rua Laurinda de Jesus, onde permanece até hoje.

Trabalhos

Os trabalhos foram iniciados com apoio da comunidade São João Evangelista, com a qual a comunidade se unia para animar e apoiar a comunidade Santo Isaías, em Porto de Santana. Quando mais fortificados, passaram a apoiar também a Comunidade Santa Maria Madalena, em Porto de Santana, onde eram realizadas a celebração da palavra aos domingos. Acompanhavam também as reuniões semanais de liturgia, reuniões mensais do dízimo, Curso da Palavra e Adoração do Santíssimo, junto à Paróquia São Camilo.

Região de Abrangência

Veja as ruas que compõem a comunidade neste mapa da comunidade

Padroeiro

Santo Agostinho

Celebramos no dia 28 de agosto, a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.

Santo Agostinho, rogai por nós!