anojubilar

O início da evangelização no bairro

O bairro Mata da Praia é todo cortado por praças e ruas sem saída; é um bairro de classe média alta, com seus moradores habitando edifícios na primeira quadra e casas a partir da segunda quadra do mar.

Não tínhamos Igreja Católica. Os católicos aqui residentes, procuravam as paróquias dos bairros vizinhos, formando assim, vários grupos sem raízes, sem entrosamento, sem fraternidade local.

Num movimento de vários moradores, iniciado pelo grupo da "Oficina de Oração e Vida" (Edifício Praia de Búzios - primeiro semestre de 1992), foi feito um abaixo assinado, solicitando à Diocese de Vitória, que enviasse um padre para o nosso bairro.

Em novembro de 1992, fomos atendidos pelo então Bispo Dom Silvestre Scabdian, que designou o Padre Alfonso Pastore para iniciar a evangelização.

A primeira missa foi celebrada na praça da Rua Antônio Borges, tendo a participação de vários moradores do bairro e seus amigos. Nesta missa, marco inicial de nossa futura Paróquia, foi dado o nome de São José àquela Comunidade. Outras sucessivamente foram surgindo, graças à visitação pessoal do padre Alfonso a várias famílias, percorrendo todo o bairro.

A divisão em comunidades

Esta opção de dividir a futura Paróquia em pequenas comunidades, teve muitos objetivos, entre outros:

- De estender a evangelização a um número maior de pessoas.
- De ativar, nos fiéis leigos, os dons e carismas do Espírito Santo.
- De criar fraternidade entre famílias da Mata da Praia.
- De ter oportunidade de viver um pouco de como viviam os primeiros cristãos.

Construção da Matriz

Em janeiro de 1993, em reunião, um grupo de pessoas, formou a equipe de finanças, tendo como objetivo a aquisição de 3 (três) lotes para a construção da Matriz. Foi passado o "Livro de Ouro" com este objetivo, assim como foram realizados vérios eventos: chás, festa junina, bazares, rifas, almoço de confraternização.

Início do Conselho Paroquial

Em sete de janeiro de 1993, foi também organizado o Conselho Paroquial, que é composto por representante de cada conselho de todas as comunidades. O Conselho Paroquial se reúne toda primeira quarta-feira do mês e extraordinariamente quando necessário. Em seguida os assuntos são repassados para as comunidades e levantados os assuntos para a reunião do CPP do mês seguinte. Através destes dois conselhos é possível a unidade entre todas as 17 comunidades.

Organização da Evangelização

Padre Alfonso formou um grupo de preparação da liturgia da semana. Estas pessoas se reunem com o pároco, semanalmente, às sextas-feiras de 08:00 às 09:30 hrs e foi desenvolvida forma de aprender fazendo. Inicialmente houve a colaboração da missionária Rita Cordeiro.

Foi desenvolvido adicionalmente outras formas de evangelização como "Curso da Palavra", "Grupo de Oração", "Estudos dos Documentos da Igreja", "Adoração ao Santíssimo", "Catequese dos filhos pelos pais", "Preparação de noivos em casas de familias", Prepararação para o crisma", ...,.

Apoio a comunidades de Porto de Santana

Durante o tempo em que o padre Alfonso também era pároco de Porto de Santana, cada comunidade da Mata da Praia era co-responsável por uma comunidade irmã de Porto de Santana. As comunidades eram oriantadas a ajudar nas celebrações dos cultos, grupos de oração, e incentivando e animando as lideranças locais a assumirem seus papéis comunitários.

E assim dessa forma se iniciou a evengelização da Mata da Praia.

(Textos extraídos e adaptados do livreto " Pastoral Urbana é Possível - A Realidade na Mata da Praia" - CPP da Paróquia São Camilo - fevereiro de 1997)